sábado, outubro 01, 2005

WEBLOGS NO ENSINO

Sônia Bertocchi enuncia no Lousa Digital, sete motivos pelos quais um professor deve criar um blogue (dica Intermezzo).

João Carlos Correia, professor na Universidade da Beira Interior, lançou o Espaço Público, onde pretende publicar textos, sumários, notas e fichas das disciplinas que lecciona.
Mais um exemplo da utilização de weblogs no ensino.

1 Comments:

Blogger Sônia Bertocchi said...

Frontalidade desculpada, cito a professora Beth Saad "Acho fundamental termos sempre em mente a diferença entre a ferramenta blog e o recurso de discussão comunitária/temática por ela proporcionado. A ferramenta, esta sim, é utilizável para qualquer tipo de "publique você mesmo" nos mais diversos usos sociais. A discussão temática já é outra coisa. A criação de uma comunidade de debates em torno de um determinado assunto ou conjunto de temas similares exige algumas qualidades que nem todo blogueiro possui: gerenciamento e acompanhamento contínuo do blog; capacidade editorial e percepção especializada para a postagem de conteúdos e o estímulo das discussões através dos comentários; capacidade de agregação de usuários e colaboradores; disseminação e compartilhamento da discussão inter-blogs do mesmo tema, e por aí vai.
O blog não se sustenta de per si. Depende de seus participantes e de diálogo. Não é veículo de uma só voz."

Penso que, assim, o Lousa Digital busca cumprir essa função:ser um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet.

Abraço, Sônia Bertocchi

7:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home