domingo, outubro 09, 2005

LEITURAS DE DOMINGO

  • No Público de hoje pode ler-se um artigo intitulado “Novos media estão a mudar os comportamentos colectivos”. A propósito da reunião bianual de research e tecnologia do Media Planning Group, que decorreu na passada quarta-feira, em Nova Iorque, Howard Rheingold fala de Smart Mobs, da utilização do telemóvel, do fenómeno dos blogues e dos serviços RSS (Really Simple Syndication).

    Diz Rheingold que “o jornalismo actual das nossas cadeias de televisão foi corrompido e já não serve os propósitos de informação democrática para que foi criado. A informação é controlada pelos grandes grupos e manipulada, pelo que estas novas formas de colaboração e informação podem servir de alerta para o jornalismo corporativo e as notícias em geral”.


  • Na revista Pública um trabalho dedicado à Wikipédia, a enciclopédia que disponibiliza na Internet quase dois milhões de artigos, escritos pelos próprios utilizadores. Em entrevista, Jimmy Wales, de 38 anos, director e fundador do projecto, conta como nasceu esta ideia e como se tem desenvolvido. O responsável acredita nas vantagens desta partilha de conhecimento e refere que esta é a ideia de Internet com que sempre sonhou.

    Diz Jimmy Wales: “É possível pôr conhecimento disponível a custos muito reduzidos. E quando isso existe as pessoas procuram-no”.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hello I really like your blog I will definitely bookmark it! I have a home business com site/blog. It pretty much covers home business com related stuff.

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Blogs go corporate
Blogging has come a long way from its roots as simple online diaries. Now corporations are getting in on the act.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

2:51 da tarde  
Anonymous cajosilva said...

também li o artigo sobre a wikipedia e de facto fiquei a saber mais umas coisas sobre o projecto, que no meu entender, tem ainda muitas potencialidades para se desenvolver e criar mesmo novas funcionalidades.

11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home