domingo, outubro 16, 2005

“HORIZONTES DA BLOGOSFERA” – PAULO QUERIDO



“Para onde vai a liberdade?” foi a questão lançada por Paulo Querido (Mas certamente que sim!). “Quando somos levados a falar sobre a liberdade cada um pensa na sua e o discurso será diferente no caso de ser proferido por um chinês, um americano ou um africano”, refere.

“Os portugueses que blogam desconfiam do poder político e mediático e por isso querem marcar a agenda dos jornais”, adianta.

Paulo Querido diz que “se falamos da liberdade enquanto direito fundamental e como cerne da democracia, a blogosfera é um instrumento de democratização de acesso, mas se falarmos na liberdade de informação então esta pode ou não estar presente no blogue”.
O RSS foi também um dos temas focados por este blogger. O Real Simple Syndication é para Paulo Querido “uma tecnologia libertadora porque nos liberta de determinadas tarefas e vai permitir ainda outras coisas. Podemos escravizar as máquinas e isso implica conhecimentos de programação”. É de esperar que surjam nos próximos meses, na Internet, agentes que, programados por nós, façam tarefas com maior ou menor amplitude. “É até possível que alguns agentes possam publicar por nós”.

Querido lembrou casos em que através dos blogues foi exercida a liberdade como expressão efectiva da cidadania. “O debate sobre a OTA e sobre a Constituição Europeia foram muito importantes na blogosfera”. Este blogger não esquece contudo questões como a notoriedade, a identidade, o anonimato, as pessoas incógnitas (desconhecidas) e a questão da relevância (ser lido é uma coisa, ser relevante, é outra).

“A mim não me passa pela cabeça fazer jornalismo no meu blogue porque esse espaço é para dizer o que penso e dar a minha opinião sobre os assuntos que me apetecer”, explica.

Mas afinal para onde vai a liberdade? Paulo Querido diz que “vai para o equilíbrio entre o lado bom que estamos a viver agora e o lado negro que invariavelmente as tecnologias acarretam”.

Tags: 2encontro, weblogs.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dawn Eden's Blog On: Left cuts Bloomy slack
After Mayor Bloomberg warned of a terror threat on the day he skipped the Apollo debate with Fernando Ferrer, Republican blogger Scott Sala of Slant Point had a question for Democrats: Where's the outrage? ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

2:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home