domingo, outubro 16, 2005

“HORIZONTES DA BLOGOSFERA” – JOSÉ LUÍS ORIHUELA




José Luís Orihuela, professor na Universidade de Navarra e autor do e-Cuaderno, deu por encerradas as actividades do 2º Encontro de Weblogs que teve lugar na Covilhã. “Dez chaves para entender o impacto dos weblogs e a loucura dos blogueiros” foi o tema da comunicação apresentada. O professor destacou assim alguns elementos que considera relevantes:
  • Killer aplications - à disposição dos internautas está um conjunto de serviços que transformaram a forma como se utiliza a rede (Technorati, Flickr, Skype, etc.) .
  • Social Media - do qual os blogues são uma parte importante mas não a única, a Wikipedia, por exemplo, por vezes” faz um trabalho mais rápido e correcto que os jornais”. Orihuela deu ainda o exemplo do moblog criado pelo jornal Público a propósito do eclipse. “Os meios deixaram de ser propriedade exclusiva dos jornalistas e das empresas de comunicação”.
  • Corporate blogging – blogues usados como ferramentas de comunicação empresarial.
  • Commercial blogging – a comercialização da blogosfera é um elemento muito importante em que importa pensar porque agora publicamos unicamente para partilhar as nossas ideias.
  • Media blogs – neste caso Orihuela deu exemplos de meios de comunicação que integraram blogues nas suas edições (Kulto, Wired blogs, The Guardian) .
  • RSS + tagging - possibilidade dos usuários da rede etiquetarem a informação para ser válida para os motores de pesquisa (Flickr).
  • Podcasting – com o podcasting os bloggers descobriram várias novidades interessantes.
  • Googleization – Um dos fenómenos mais preocupantes da actualidade na Internet é para José Luís Orihuela o poder que está a ser adquirido pelo Google e por isso ele lança a questão: Não será Google a próxima Microsoft? “Nós bloggers aplaudimos todas as novas ferramentas da Gooogle, mas devemos pensar bem sobre o assunto”.
  • Infopollution.

José Luís Orihuela assinalou ainda cinco temas que acredita possam estar em cima da mesa no próximo encontro de Weblogs, que terá lugar no Porto.

1. social networking + RSS
2. Weblogs + wikis
3. Big media + thin media
4. Search engines + social networking
5. RSS + e-mail

O autor do e-Cuaderno falou da importância dos blogues para criar comunidades onde se trocam ideias e opiniões, “com as massas isso é impossível”.

Orihuela diz ainda que “cada vez haverá mais gente que viva profissionalmente dos blogues”

O professor de Navarra falou ainda da Web 2.0, citando o exemplo da Wikipedia e salientando também a importância do RSS que “permite aproximar a rede às pessoas de forma a que a comunicação seja feita com menos ruído”. A o olhar para o futuro Orihuela assinala o aparecimento de uma blogosfera 3.0 iniciada este ano, lembrando que a 1.0 se registou entre1992 e 1999 (from What’s New in 92 to Blogger), a 2.0 entre 1999 e 2004 (from Blogger to Word of the year). Segundo Orihuela as diferenças que distinguirão o blogging 2.0 do blogging 3.0 são várias, como por exemplo a passagem do textual para o audiovisual, do pessoal para o social, do hobby para o profissional, do biográfico para o temático, etc. José Luís Orihuela não tem dúvida que o futuro da blogosfera passará pelos blogues temáticos.



Tags: 2encontro, weblogs.

2 Comments:

Blogger Hugo Torres said...

Perturbou-me o Gmail de Orihuela depois do seu determinado desassossego com a Googleization.

8:48 da tarde  
Anonymous _41 said...

Não deixou de ser irónico!

11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home