sábado, outubro 15, 2005

"DE OLHO NA BLOGOSFERA" - MANUEL PINTO



A primeira sessão do II Encontro de Weblogs “De olho na Blogosfera” contou com a participação de Manuel Pinto (Jornalismo e Comunicação) e Leonel Vicente (Memória Virtual).

Manuel Pinto apresentou um estudo comparativo com o resultado dos inquéritos feitos no primeiro e no segundo encontro de weblogs. As conclusões gerais retiradas desta análise foram as seguintes:

  • Tendência para o equilíbrio entre bloggers homens e mulheres;
  • Peso significativo das pessoas com formação superior;
  • Um fenómeno que perdeu o encanto da novidade e entrou em velocidade cruzeiro;
  • Um fenómeno que envolve um tempo significativo na vida quotidiana;
  • Os bloggers participam sobretudo para dizer o que lhes vai na alma e para partilhar ideias, mas por outro lado a blogosfera serve para informar e intervir na sociedade;
  • Face aos media profissionais a blogosfera assume-se mais como um complemento do que como alternativa.

A propósito dos estudos feitos pelo Mediascópio – que se dedica a analisar as tendências no campo da comunicação e dos media em Portugal e que integra o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho – Manuel Pinto sublinhou a importância dos blogues como fontes de informação: por um lado, como uma nova fonte dos media (mesmo quando eles não reconhecem e citam essa fonte), por outro, como uma nova fonte para os cidadãos e para os próprios bloggers. Salientou-se ainda o papel de monitorização do meio envolvente em primeiro lugar pelo acompanhamento dos vários campos da vida social e do escrutínio público do jornalismo e dos media, feito pelos blogues. Para referir o papel destes dispositivos como espaço de debate e intervenção foi lembrado o processo, que ainda decorre, e que envolve mais de 60 blogues que se uniram para contestar um determinado comportamento do jornal Público. Manuel Pinto lembrou ainda o papel dos blogues como ferramenta pedagógica e espaço de aprendizagem, e a blogosfera como laboratório de ideias e tendências.
No final da sua apresentação Manuel Pinto deixou um conjunto de questões que merecem ser debatidas e que passamos a reproduzir:

  • Corporiza a blogosfera uma pluralidade de vozes no espaço da Internet? E representam essas vozes uma efectiva conversação e debate público? Ou será antes uma “Babel”?
  • Como poderão evoluir as relações entre a mediasfera e a blogosfera? Em particular: que relação entre a informação dos blogues e a dos media profissionais?
  • Como se opera o reconhecimento dos blogues entre os seus pares?
  • Numa análise da sociedade, onde devem ser posicionados os blogues? No sistema mediático? No panorama comunicacional? Nos estilos de vida?
  • Que significado cultural devemos atribuir à lógica da escrita nos blogues (posts – fragmentos – flashes – sinalizações)?
  • Como caracterizar o universo dos comentários? Quem comenta o quê?
  • Como se usa o hipertexto?
  • Como se preserva a memória? Deveria haver um depósito obrigatório, público? Deveria haver cuidados privados?
  • Promoção de uma cultura de auto-regulação? Um código de ética na blogosfera?


Tags: 2encontro, weblogs.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Entertaining blog here. You are bookmarked ;-)

I have a currency exchange site/blog.
Plenty of great currency exchange facilities.

Definitely worth a visit.

12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Locked Out Of Prime Sites, Clients Try New Avenues
While increased Web advertising is causing inventory shortages in a few key categories, such as online video and portal homepage takeovers, many industry executives say ad-space crunches are temporary and point ...
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

12:14 da tarde  
Blogger bev trayner said...

Tenho uma questão. Se existe uma "Tendência para o equilíbrio entre bloggers homens e mulheres", porque nas fotografias deste encontro todos os participantes, com excepção de uma pessoa, são homens???????

9:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home