sábado, outubro 15, 2005

“DE OLHO NA BLOGOSFERA” – LEONEL VICENTE



Leonel Vicente, autor do blogue Memória Virtual, apresentou uma comunicação intitulada “Da pré-história ao futuro – O pulsar dos diários virtuais em Portugal”.
Foi assim apresentada uma cronologia de datas chave que marcaram a blogosfera em Portugal. “É inegável que Pacheco Pereira tem um papel importante na afirmação da blogosfera em Portugal, pois ele contribuiu para atrair a atenção de muitas pessoas para o fenómeno dos blogues”, referiu Leonel Vicente. Para este blogger há dois factores cruciais que distinguem os blogues de outros meios: o facto de estes serem regularmente actualizados e a possibilidade de interacção entre autores e leitores.

Vicente lembrou as datas de aparecimento de blogues marcantes como “A Coluna Infame”, precisamente há 3 anos (apesar do blogue ter terminado poucos meses depois), Íntima Fracção, "Blogue de Esquerda", "Blogue dos Marretas", "Gato Fedorento", "Abrupto", "O meu pipi", "Almocreve das Petas", "Aviz", "Socioblogue", "Terras do Nunca", "Muito Mentiroso", "Causa Nossa", entre muitos outros. Leonel Vicente fez ainda referência a acontecimentos importantes como o I Encontro de Weblogs, o aparecimento do primeiro livro sobre blogues em Portugal, da autoria de Paulo Querido e Luís Ene, a repercussão que determinados acontecimentos tiveram nos blogues como por exemplo “o arrastão” e a recente “micro-causa”. Numa alusão à blogosfera política, Leonel Vicente referiu que “os blogues políticos são no geral os que têm mais audiência, por debaterem uns com os outros”.

Quanto ao futuro, “ainda estamos no início de um longo processo”, referiu o autor do “Memória Virtual”, “há muitas portas abertas, as novas tendências podem passar pelos moblogs, pelos videoblogs”, etc. O RSS será um pilar de desenvolvimento destes dispositivos.

Em tempo de debate, José Carlos Abrantes referiu, em jeito de sugestão, a necessidade de, num próximo encontro serem convidadas pessoas para além de bloggers, de forma a alargar o debate a outros campos sociais.

Tags: 2encontro, weblogs.